top of page

DESVER

FESTIVAL DE CINEMA 

UNIVERSITÁRIO

DE MATO GROSSO DO SUL

  • Foto do escritorMael Garnes

CICLO E ALGO MAIS

No interior de um espaço doméstico, a ação cotidiana de um homem é interrompida com o surgimento de um pequeno peixe vindo da água de sua torneira, mas que, sem sinal de hesitação por parte do personagem humano, acaba sendo ingerido. O ato provoca um processo de transformação no protagonista, forçando-o ao mesmo destino que o ser consumido anteriormente. Em sua curta duração, a animação História de Pescador desenvolve uma narrativa com elementos fantasiosos que explora um significado subjetivo para sua trama.

A partir de desenhos digitais, o curta-metragem, realizado por Amanda Veloso, utiliza da técnica quadro a quadro de forma a dialogar com o desenvolvimento dos acontecimentos em sua história. A escolha é responsável por representar com êxito o ritmo calmo referente à atividade cotidiana observada na obra, acentuado também pelo bocejo do personagem principal, geralmente utilizado para representar cansaço e um consequente estado passivo de ação. Entretanto, certos momentos recebem mais destaque e um maior número de quadros por segundo, como o primeiro aparecimento do peixe, a revelação do reflexo no espelho do banheiro e, logo depois, a sucção do protagonista por um grande tubo revelado de repente. Essa variação do uso da técnica colabora para a trama da animação ao estabelecer visualmente o maior impacto almejado por planos específicos.

Simultaneamente, a obra busca instigar o espectador através do uso da excentricidade presente na combinação entre seus aspectos técnicos e narrativos. O estilo de arte propositalmente distante do realismo utiliza de escolhas visuais que, em conjunto aos sons da obra, buscam gerar um sentimento de estranheza e desconforto ao público, além de sugestões de narrativa para a trama. O rosto sem expressões e com escuras olheiras do personagem principal é representado em trechos ausentes de trilha sonora, enquanto um som agudo acompanha planos em que sua forma metade peixe é destaque, estes são elementos do curta que traçam paralelos com o gênero terror, gerando momentos de apreensão a partir de acontecimentos não-naturais.

Ademais, como dito anteriormente, mesmo não possuindo falas, a atmosfera criada em História de Pescador é fortalecida através de seus efeitos sonoros. O curta destaca sons que não são comumente ouvidos em “alto e bom som”, seja em outras obras ou na própria realidade, e, como resultado, acaba por desenvolver uma experiência sensorial semelhante a vídeos e áudios ASMR (Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano, traduzido do inglês Autonomous Sensory Meridian Response) passíveis de gerar diferentes sensações nos espectadores da obra, assim como a interpretação acerca do significado por trás de sua mensagem.

Por fim, a partir do título da obra de Amanda Veloso e a relação com seu conteúdo, é evidente a construção de uma metáfora ao longo do roteiro de História de Pescador. Subentende-se, a partir de seu final, o recomeço do ciclo entre humanos e peixes, ou predadores e presas, uma questão já muito trabalhada em outras histórias, fictícias ou não. Então, assim como é possível traçar paralelos com a famosa frase “um dia você é a caça e no outro o caçador” e remetê-la ao predatismo em uma cadeia alimentar natural ou em um sistema de classes sociais de uma sociedade capitalista, um diferente decodificador da mensagem é capaz de utilizar de mínimos detalhes, como as olheiras do protagonista, para criar o mais complexo sentido para ela. Ou seja, a subjetividade da narrativa cria uma gama de possibilidades para seus significados, divergentes entre diferentes espectadores, mas que suportam ricos debates acerca da obra.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page