REGULAMENTO

01

O DESVER - Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul é promovido pelo Curso de Audiovisual da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAALC | UFMS).0

02

A 3ª edição do Festival ocorrerá entre o final de outubro e o início de novembro de 2021 e será realizado de forma gratuita e online.

03

O Festival é um espaço de formação, criação, difusão, intercâmbio e incentivo à cultura e produção audiovisual universitária do Brasil, em geral, e de Mato Grosso do Sul, em particular.

04

O Festival consiste em uma Mostra Competitiva para exibição de filmes universitários produzidos em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas ou em escolas e cursos de cinema. Também serão promovidas oficinas, debates e exibições especiais, com participação de pesquisadores e profissionais da área renomados no país.

05

As inscrições de filmes no Festival devem ser realizadas do dia 10 de junho de 2021 até às 23h59 do dia 10 de setembro de 2021, por meio de formulário a ser preenchido no site https://www.desver.com.br. Não serão aceitas inscrições fora do prazo estipulado.

06

Para participar da Mostra Competitiva do Festival, os filmes devem atender às seguintes exigências:

6.1 A produção deve ter sido realizada por estudantes de cursos universitários em nível de graduação e pós-graduação, reconhecidos pelo Ministério da Educação, nas áreas de cinema, audiovisual, comunicação, jornalismo, artes visuais e afins.

6.2 Serão aceitos filmes ficcionais e não ficcionais, filmados e/ou em animação.

6.3 Ter a duração máxima de 30 minutos (incluindo os créditos);

6.4 Os filmes selecionados deverão obrigatoriamente ser legendados em Língua Portuguesa, a fim de possibilitar a acessibilidade a pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

6.5 A direção do curta e, pelo menos, 1 (uma) função técnica importante (Roteiro, Produção, Direção de Fotografia, Direção de Arte, Som Direto, Desenho de Som, Montagem, Trilha Sonora, Trilha Original) deverão ter sido exercidas exclusivamente por universitários ou por estudantes de escolas e cursos de cinema/audiovisual.

6.6 O filme deve ter sido finalizado a partir de janeiro de 2019.

07

As inscrições deverão ser feitas por meio de formulário em nosso site https://www.desver.com.br. Após o preenchimento do formulário, deverá ser encaminhado para o e-mail desverufms@gmail.com os seguintes anexos:

- 3 fotos/imagens de divulgação do filme

- Ficha técnica completa do filme

- Comprovante de vínculo com instituição de ensino superior ou escola de cinema/audiovisual do diretor e de mais 1 membro da equipe à época de realização do filme. O assunto do e-mail enviado deverá ser: “Inscrição + NOME DO FILME”.

Serão aceitos como comprovante de vínculo: carteirinha da instituição, declaração de matrícula ou prints de sistema online que contenham nome completo e número de matrícula. Não serão validadas inscrições com documentos com data inferior ao ano de realização do filme.

08

A lista dos filmes selecionados e a programação completa do Festival serão divulgadas no início de outubro de 2021 em nosso site https://www.desver.com.br e redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/festivaldesver/?hl=pt-br

Twitter: https://twitter.com/festivaldesver?lang=en

Facebook: https://www.facebook.com/FestivalDesver/

09

Os responsáveis pelos filmes selecionados se comprometem a enviar para o Festival link para download do arquivo de exibição de seus trabalhos no formato mov h264 ou similar de qualidade equivalente. O prazo para envio será informado no email de aceite.

10

Os responsáveis pelos filmes selecionados se comprometem a enviar para o Festival link para download do arquivo de exibição de seus trabalhos no formato mov h264 ou similar de qualidade equivalente. O prazo para envio será informado no email de aceite.

11

A curadoria será feita por membros do corpo discente do Curso de Audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

12

O júri da Mostra Competitiva será formado por professores do Curso de Audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e por convidados especiais.

13

A premiação do Festival consiste na entrega de certificado para os três primeiros melhor colocados na avaliação do Comitê.

14

Ao se inscrever, os responsáveis declaram aceitar todos os itens deste regulamento, bem como a responder legalmente pelo filme, incluindo reclamações envolvendo direitos autorais.

15

Ao se inscrever, os responsáveis declaram aceitar todos os itens deste regulamento, bem como a responder legalmente pelo filme, incluindo reclamações envolvendo direitos autorais.

BAIXE AQUI O DOCUMENTO OFICIAL